Série Personagens incríveis: JOSÉ

PERSONAGENS INCRÍVEIS


JOSÉ


Resultado de imagem para josé do egito DESENHO



Paz do Senhor tios e tias do Depin, hoje vamos começar a série:
OS PERSONAGENS INCRÍVEIS DA BÍBLIA
Vamos falar de pessoas incríveis que aparecem na Bíblia e que servem de exemplos muito importantes a nossas crianças.
Em meio ao mundo em que vivemos hoje, em que a tecnologia está tão a disposição dos pequenos, vemos muitos exemplos ruins a frente desses olhinhos. Sabemos que a criança é o ser mais fácil de ser influenciado. E o inimigo se aproveita disso pra tentar tomar as almas dos pequenos. Ele sempre quis se aproveitar das crianças, porque é mais fácil pra uma criança falar do amor de Deus do que pra um adulto. É mais fácil pra ela, reconhecer os erros que comete e que Jesus pode limpar seu coraçãozinho e levá-la ao céu. 
E nosso dever como servos do Senhor e principalmente, como líderes no departamento infantil é ensiná-las o que é certo a luz da Bíblia. Mostrar a elas o amor de Cristo por cada uma, e de como são importantes pra Ele. Fazer com elas conheçam a verdade sobre tudo e o que é certo e o que é errado.
Pra isso, a Palavra de Deus nos traz vários exemplos de pessoas que fizeram a vontade do Senhor e vários exemplos de pessoas que não fizeram. Conta a história de algumas e as consequências de seus atos. E de como o Senhor fez seu trabalho maravilhoso na vida de seus filhos.
Então vamos começar. 
Hoje com a história de 
JOSÉ


Essa história se passa no livro de Gênesis, capítulo 37, 39 até o 50.


Antigamente existia um homem chamado Jacó que vivia na terra de Canaan.
Ele tinha duas esposas: Raquel e Lia. E cada uma tinha uma serva: Bila e Zilpa.
Com essa mulheres, Jacó teve doze filhos e uma filha.
Porém, a mulher que Jacó mais gostava era Raquel, e essa lhe deu apenas dois filhos: José e Benjamim.
Imagem relacionada
José era o filho preferido de Jacó, poi era filho de sua esposa tão amada e também, José havia nascido quando Jacó já estava velhinho. Por esse motivo, seus irmãos não gostavam dele.
Eles eram invejosos e também faziam coisas erradas, e sempre que Jacó podia, corria e ia contar ao papai. Isso deixava seus irmãos furiosos. Ora, quem gosta de menino fuxiqueiro? Ninguém! Principalmente se a pessoa está fazendo uma coisa errada. Ele não quer que ninguém saiba dos seus erros. 

Por amar tanto esse filho, Jacó mandou fazer uma túnica (uma roupa parecida com um casaco bem comprido). Era toda colorida.
Naquele tempo, só se usava roupas assim, os príncipes e as pessoas muito importantes.
Então, os irmãos dele perceberam que ele era o preferido.
Imagem relacionada
Oh que coisa triste. Os irmãos passaram a odiá-lo ainda mais e nem conseguiam mais falar com ele amigavelmente!
Um dia Jacó teve um sonho:
Sonhou que todos estavam amarrando feixes de trigo, e os de seus irmãos se curvaram na frente do dele.
Imagem relacionada
Os irmão tiveram mais raiva ainda.
"Você por acaso achar que vai nos governar?" Diziam eles.
A relação desses irmãos estava ficando muito complicada.
Outra vez, ele sonhou que o sol, a lua e estrelas se curvavam perante ele.
Resultado de imagem para Os sonhos de José


Dessa vez, até seu pai o repreendeu!
E os irmãos passaram a ter ciúmes de José.

Então um dia, os irmãos dele foram cuidar do rebanho do pai, e Jacó mandou José ir ver se estava tudo bem. Quando estava chegando lá, seus irmãos o viram ainda de longe e planejaram matá-lo.
Mas um dos irmãos, Rubén, resolveu que seria melhor jogá-lo dentro de um poço, e outro, Judá, decidiu que depois deveriam vendê-lo pra um grupo de compradores de escravos que passava por ali.
Então, depois de jogarem José no poço e em seguida, vendê-lo como se fosse um escravo, mataram um bode e mancharam a túnica dele, para fingir ao pai que um animal feroz o havia comido.

Resultado de imagem para José no poço


Resultado de imagem para José no poço

Quando Jacó viu aquele sangue todo, ficou muito triste e chorou muito.
Quando tudo isso aconteceu, José tinha 17 anos.


Jacó, foi pra o Egito, onde Potifar o comprou. Potifar era um homem muito importante. Era capitão da guarda de Faraó. Ele o levou para morar em sua casa, pois ele via que o Senhor estava com José e tudo o que José fazia dava certo. José era temente a Deus, e fazia apenas o que era certo aos olhos do Senhor. Então Potifar pois José pra tomar de conta de tudo o que era seu. Com isso, as coisas de Potifar prosperaram.

José, era um homem muito bonito, e a mulher de Potifar se interessou por ele. Mas José sabia que isso não era certo e fugiu. Porém, com raiva, a mulher, inventou que José havia tentado agarrá-la, e José, acabou sendo preso.
 Imagem relacionada

Resultado de imagem para José é preso

Poxa vida! De novo José se via em uma situação assim! Mas ele não teve medo. Sabia que Deus estava com ele. Ele confiava no Senhor e sabia que Ele lhe tiraria de novo daquela situação. Por isso, aconteceu que o carcereiro acabou colocando José pra tomar de conta da prisão e dos prisioneiros. Ele não se preocupava com nada, pois sabia que com José, tudo estava bem. 

Na prisão, José conheceu dois homens que estavam presos junto com ele: o copeiro do Faraó e o padeiro. 
Um dia eles tiveram um sonho.
Resultado de imagem para O sonho do copeiro
Resultado de imagem para O sonho do copeiro
O copeiro sonhou que tirava 3 cachos de uvas muito bonitos e enchia o copo do Faraó.
E o padeiro sonhou que levava 3 cestos cheios pães, mas as aves comiam tudo.
O Senhor revelou a José, que o sonho do copeiro queria dizer que em 3 dias eles seria solto e voltaria ao seu cargo. 
E em 3 dias, o padeiro seria morto.
E aconteceu como o Senhor revelou.
"Quando você chegar no Faraó, se lembre de mim e diga a ele que não fiz nada errado para estar aqui" Disse José ao copeiro.
"Claro" respondeu o copeiro. Mas ele se esqueceu de José.
 

Depois de um tempo, Faraó teve dois sonhos que não o deixavam dormir direito.
Primeiro sonhou que havia 7 vacas muito bonitas e gordas. E saia do rio 7 vacas magras e feias. Essas comeram as outras vacas. 
Depois, havia 7 espigas de trigo cheias e bonitas, e depois apareceram 7 espigas velhas e secas. Essas últimas, também comeram as primeiras.
Imagem relacionada
Resultado de imagem para O sonho do Faraó
O Faraó ficou com aquilo direto na cabeça, mas ninguém conseguia decifrar esses sonhos tão estranhos. Foi aí, que o copeiro se lembrou de José. E Faraó mandou buscá-lo.
Deus revelou a José, que as vacas e as espigas bonitas, eram 7  anos de fartura e as vacas e espigas feias, eram 7 anos de fome que viriam depois.


Faraó então, vendo a sabedoria de José (que vinha do Senhor, é claro), colocou José como governador do Egito. E ele seria o maior de todos abaixo do Faraó.
Olha aí as promessas de Deus se cumprindo pra que confiou nEle.

José juntou muita comida no tempo da fartura, e no tempo da seca tinha comida suficiente até pra venderem pra quem precisava.
Quando tudo isso aconteceu, José já tinha 30 anos.

Na terra dos irmão de José, havia muita fome, e então, Jacó mandou os filhos ao Egito pra comprar comida. Chegando lá, os irmãos não reconheceram José, mas José os reconheceu. 
Então, José pôs seus irmãos a prova, pra saber se eles haviam mudado. 
Quando percebeu que estavam arrependidos pelo que fizeram a ele quando mais moço, ele se revelou a seus irmãos. E mandou que trouxessem suas famílias e seu pai, que já estava muito velhinho.
Jacó ficou muito feliz ao ver José de novo. 
Imagem relacionada
Ele se lembrou dos sonhos que o filho teve quando mais novo.
E todos vinheram, e viveram bem com suas famílias por lá. Jacó morreu feliz por ver seu filho de novo e abençoou a todos, até os filhos de José, que ele teve com Azenate, Manassés e Efrain. José morreu bem velhinho e viu até seus tataranetos.


Deus transformou em bem benção, os problemas que vinheram sobre José. Através de dele, o Senhor livrou não só sua família, mas muitas e muitas pessoas da fome.
Podemos ver também nessa história, as consequências de um relacionamento difícil entre irmãos, em que acontece todo tipo de coisas ruins. 


 A história de José serve pra nos mostrar que se confiarmos no Senhor e esperarmos nEle com paciência, Ele cumprirá tudo que nos tem prometido. Ele tem o tempo certo pra tudo no mundo. Ele vê o passado, o presente e o futuro. 
Deus tem o melhor para seus filhos, e se acreditarmos que o Senhor não nos abandonará, e colocarmos nossas dificuldades em suas mãos, com certeza, Ele trará bençãos sobre as todas as adversidades que vinherem contra nós, assim como fez com José.


Que possamos crer no Senhor, confiar a Ele nossa vida e ter fé, que Ele fará sempre o melhor por nós. Amem?


Paz do Senhor a todos e até a próxima!!!


Resultado de imagem para versiculos desenho confiar no Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque...

APRENDENDO SOBRE GRATIDÃO- A HISTÓRIA DE NOÉ

  Olá tios e tias do MI Que a paz de Deus esteja com vocês! No post de hoje trago pra vocês uma história que traz várias lições muito bonita...