ORGANIZANDO O CULTO INFANTIL
Paz do Senhor tios e tias do Depin, Hoje veremos como organizar um culto infantil.
Como vemos em outro post aqui do blog, já sabemos a importância, e o que significa o culto infantil. Agora, veremos como organizar um.
Muitos tios que estão começando no departamento ou que o departamento é um recém nascido ainda, ficam meio perdidos em como organizar, como planejar e na sequência na hora do culto. Então, antes de tudo, ore. Peça ao Senhor um tema e uma palavra pra o culto. O culto infantil precisa de muito mais planejamento que os cultos dos adultos.
É muito importante escolher um tema, pois escolhendo um, fica muito mais fácil planejar todo o resto como palavra, mensagem, hinos, decoração, recursos visuais e/ou auditivos e a lembrancinha ( se for dar alguma).
Crianças tem o tempo de interesse muito curto. Elas não prestarão atenção no que estará sendo passado a elas se não tiver algo que as chame atenção constantemente. Mas cuidado pra não colocar muita coisa e acabar tirando o foco da Palavra de Deus e da adoração ao Senhor. Lembre-se: O culto é um lugar de adoração a Deus e não um passatempo pra crianças ou algo do tipo.
Quando você for organizar um culto de crianças são essas as perguntas que você terá de fazer:
Qual será o tema ?
Como será a decoração e o que e quem decorará ?
Que músicas serão cantadas ?
Quem irá cantá-las ?
Quem trará a mensagem ?
Quem recolherá as ofertas ?
Quem lanche irá ser servido? Quem ficará responsável pelo lanche ? ( Se tiver lanche)
O que você dará de brinde? ( Se tiver brinde)
Então :
-Prepare o culto com antecedência e organizado.
-Cante músicas alegres apropriadas para as crianças.
-Incentive-as a ensaiarem uma música, versículos poesias coreografia, etc.
-Envolva os jovens na preparação do culto mesmo que eles não façam parte de sua equipe.
-A Mensagem deve ser na linguagem da criança, Um adulto entende a linguagem de uma criança, mas a criança não compreende a de um adulto.
-Mescle o culto de forma que agrade a todas as faixas etária de crianças.
-Não espere multidão de adultos no culto, mas muitas crianças.
-Às vezes convidamos várias igrejas para o culto infantil e ficamos frustrados por nem todas atenderem o convite, tenha como prioridade convidar crianças não crentes e você vai se surpreender.
-Não esqueça de fazer um convite e dar a cada criança para que convide os amiguinhos
-Não tenha como costume dar lanche em todos os cultos é melhor dar em um dia especial ou como surpresa.
Organização do culto:
1-Oração inicial
2-Hinos Congregacionais
3-Leitura da Palavra
4-Oração pela Palavra
5-Louvores dos conjuntos ou equipes de louvor
6-Apresentação dos visitantes
7-Oportunidades
8-Ofertas
9-Mensagem
10-Apelo
11-Considerações finais
12-Oração final
13-Brinde
HORA DA ORAÇÃO
Peça as crianças que fiquem quietinhas, de olhinhos fechados, e que conversem com o Senhor naquele momento. Diga a eles que esse é um momento muito importante, é a hora de conversar com nosso Deus e por isso, devemos respeitar a hora da oração.
Se possível diga as palavras e peça pra que eles repitam. Muitos não são ensinados em casa, então não fazem a mínima ideia de como é falar com o Senhor e de como devem se comportar nesse momento.
MOMENTO DOS LOUVORES
-EM CONJUNTO:
Muitos tem vergonha de cantar na frente dos outros, então anime-os. Diga que ouvir a voz deles. Apoie a cada um, principalmente nos ensaios. Se poder fazer com gestos, melhor ainda. Faz com que se soltem mais. Fale com eles com carinho. Inspire-os a serem confiantes.
-SOZINHOS/OPORTUNIDADES:
Nesse momento, passe a eles ainda mais confiança. Diga que eles vão louvar ao Senhor e que se fizerem de coração o Senhor receberá com muita alegria. Fale que eles não devem sentir vergonha ali, que tivermos vergonha de fazer as coisas pro Senhor, é porque temos vergonha dEle. E se tivermos vergonha dEle, Ele terá vergonha de nós.
Mas louvar a Ele com amor e alegria é uma forma de gratidão por tudo de bom que o Senhor nos dá todos os dias.
APRESENTAÇÃO DO VISITANTES
Escolha alguém pra ficar na porta pra receber os visitantes. É bom que eles se sintam bem recebidos, pra terem gosto em voltar depois. Anote o nome de cada um, se é crente ou não, de que denominação é, e se ele desejaria receber oportunidade. MUITAS PESSOAS SE SENTIRIAM PRESSIONADAS SE RECEBEREM UMA OPORTUNIDADE LOGO DE CARA TALVEZ NÃO VOLTEM MAIS.
Se vinherem em grupos, pergunte o nome do grupo, nome do responsável que veio junto, nome do presidente/dirigente do conjunto e o lugar de onde são.
Não se esqueça de saudar os visitantes. Em nossa igreja, sempre temos o costume de dar a saudação:
SEJA BEM VINDO EM NOME DE JESUS E VOLTE SEMPRE. JESUS TE AMA E NÓS TAMBÉM. AMÉM.
Se tiver um corinho de bem vindas pro visitante, aproveite e cante também.
HORA DA OFERTA
Fale da importância da oferta. Diga que é importante que eles ofertem de coração, pois Deus ama quem dá com alegria (Se poder, cite a história da viúva das duas moedinhas, pra que eles entendam que o Senhor se agrada de quem oferta com amor, e não pra se mostrar). Diga também pra que são usadas as ofertas que eles dão. Sabendo pra que serão usadas, muitas vezes eles se animam pra esse momento.
Bem bacana também, é ter uma salva própria pra eles, uma latinha, ou cofrinho, enfeitados pra eles colocarem suas ofertas. Eles se animam assim.
MENSAGEM
A parte mais importante do culto. Escolha bem a pessoa que irá trazer a mensagem. A mensagem de um culto infantil, é diferente da mensagem do culto de adulto. Vá fazendo perguntas a eles pra ver se eles estão prestando atenção. Leve recursos que prendam a atenção deles. Fantoches, dedoches, visuais, teatrinho, etc.
Outra coisa: A mensagem tem de ser direcionada a elas e de uma forma que elas entendam e possam aplicar a realidade delas. Tome também muito cuidado com a pessoa que trará a mensagem. Você não poderá colocar alguém que tenha um mal testemunho, alguém que viva o contrário do que a Bíblia ensina. Temos de ter cuidado no trato as coisas do Senhor.
FAÇA O APELO
Muitos imaginam que crianças ainda não tem idade para confessar o nome de Cristo. Estão completamente errados. A Palavra nos diz que todos nós nascemos em pecado. Todos nós pecamos e estamos destituídos da glória de Deus. E apesar do reino de Deus ser das crianças, muitas crianças, não subirão para a glória. Sim, é algo muito sério de dizer, mas é a realidade. E ao contrário do que se imagina, muito melhor é um coraçãozinho que ainda tem pureza aceitar a Jesus e continuar com ele pra sempre, do que um adulto. Satanás tenta de todas as formas tomar as crianças do Senhor, tirar elas de sEus caminhos, corrompê-las com o mal e fazê-las adultos que tem a Cristo em suas vidas. As crianças são muitos fáceis de serem corrompidas, por isso temos de zelar muito por suas almas. E mais: A Palavra não nos diz a idade da inocência, mas nós podemos conhecer pelo fruto a cada um.
ESPERO MAIS UMA VEZ QUE TENHA AJUDADO A TODOS. PAZ DO SENHOR E ATÉ A PRÓXIMA!!!
Muito edificante a materia de como fazer um culto infantil, parabens
ResponderExcluirMuito edificante a matéria de como fazer um culto pra crianças gostei muito parabéns
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirAplicação valiosíssima! Amei
ResponderExcluir