CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA

 


Olá tios e tias do MI
Que a paz de Deus seja com vocês

No post de hoje nós vamos falar sobre as características das crianças de acordo com a faixa etária de cada uma. 

Nós sabemos que devemos aproveitar pra ensinar a Palavra de Deus aos pequenos o quanto antes o possível. Mas pra ensinarmos com qualidade precisamos entender que cada uma tem suas características e cada idade tem suas necessidades e capacidades diferentes.

Sei que a realidade da maioria das igrejas é bem difícil. Falta de espaço, falta de pessoas pra ensinar e cuidar, falta de recursos financeiros, um conjunto pequeno ou mesmo falta de interesse por parte dos líderes são algumas das dificuldades que o Ministério Infantil enfrenta. Mas quando se tem condições, é interessante que cada criança fique em uma sala separada com crianças da mesma faixa etária para que seu aprendizado seja proveitoso e prazeroso. 

Para cada idade, a forma de falar, vestir, ensinar, cantar, etc,  da professora muda. Assim também como os métodos, recursos visuais, estilo de canções, tamanho do versículo a ser memorizado, também muda.
Uma criança de 4 anos tem o tempo de concentração, capacidades, entendimento e gosto diferente de uma de 10.
 Por esse motivo, é importante que os educadores cristãos conheçam as características de cada idade.


Crianças de 2 a 3 anos. 


Características
🔸 Gosta de dançar e bater palmas no ritmo da música;
🔸 Já está pronta pra abandonar as fraldas;
🔸 Mexe em tudo e às vezes é mal criada;
🔸 Gosta de testar as autoridades;
🔸 Tenta impor suas vontades;
🔸 Já está falando frases curtinhas;
🔸 Gosta de rabiscar;
🔸 É muito agitada e quando se cansa fica irritadiça e inquieta;
🔸 Ainda não entende bem as regras;
🔸 É possessiva;
🔸 Seu tempo de atenção é curta, mais ou menos 3 minutos;
🔸 Está na fase do "O QUE É ISSO?", "CADÊ", "O QUÊ?", "ONDE?";
🔸 Não controla bem a raiva e chora se levar um bronca;
🔸 Não consegue elaborar raciocínios abstratos;
🔸 Gosta de repetição e atividades manuais;
🔸 É muito curiosa;
🔸 Gosta da presença de outras crianças, mas de brincar sozinha;
🔸 Tem dificuldade de dividir;
🔸 O humor muda rapidamente e suas emoções são intensas;
🔸 Gosta de ser independente;
🔸 Gosta de faz-de-conta e tem dificuldade em separar a fantasia da realidade;
🔸 Gosta de mímica, histórias e atividades musicais;
🔸 Gosta de estar perto de pessoas que lhe trazem segurança, principalmente os familiares;
🔸 Tem necessidade de aprovação dos adultos;

Dicas para os professores
🔸 Repita a mesma história e música várias vezes;
🔸 Cite os versinhos com mímicas ou músicas;
🔸 Use brincadeiras de pular e saltar;
🔸 Evite atividades que exijam habilidades e coordenação motora;
🔸 Dê-lhe oportunidades de escolher;
🔸 Dê-lhe opção de participar de atividades interativas, mas não a force;
🔸 Concentre nos conceitos espirituais de família e do amor de Deus;
🔸 Use atividades artísticas simples: argila, colori, colar, modelar...;
🔸 Estimule perguntas e respostas;
🔸 Alterne atividades lentas e agitadas;
🔸 Incentive-a a ser auto-suficiente;
🔸 Demonstre amor e confiança. Tente evitar as críticas;
🔸 Ensine sobre a beleza da criação de Deus.

Crianças de 4 a 5 anos.


Características
🔸 Gosta desenhar e já consegue segurar o lápis da forma certa;
🔸 Apresenta interesse pelos sentimentos dos outros;
🔸 Lembra e conta histórias;
🔸 Começa a conseguir usar tesoura;
🔸 Está mais sociável com as outras crianças;
🔸 Se sente grande perto de crianças menores;
🔸 Sente vontade de tomar nas próprias decisões;
🔸 Expressa seus sentimentos;
🔸 Gosta de inventar e contar as próprias histórias;
🔸 Já consegue identificar algumas letras e números;
🔸 É muito ativa;
🔸 Ainda não separa fantasia de realidade;
🔸Sua concentração é de mais ou menos 10 minutos;
🔸 Se expressa através da arte;
🔸 Está começando a aceitar regras, a dividir e a esperar sua vez;
🔸 Gosta de testar limites;
🔸 Conta vantagens sobre si e a família;
🔸 Pode apresentar temores e insegurança;
🔸 Está começando a ter noção do que é certo e errado, e quer fazer o que é certo;
🔸 Põe a culpa nos outros;
🔸 Está adquirindo coordenação motora;
🔸 Gosta de desenhar, colorir e de jogos;
🔸 Já é capaz de selecionar alguns problemas;
🔸 Está sempre disposta a agradar e cooperar;
🔸 Está começando a preferir estar em pequenos grupos;
🔸 Apesar de estar começando a entender as regras, ainda tenta manipula-las;
🔸 Fica constrangida facilmente, principalmente com os próprios erros;
🔸 Quer tanto agradar que as vezes pode mentir e jogar a culpa nos outros;
🔸 Começa a ficar mais segura de si e tem capacidade de auto crítica;
🔸 Se interessa nas atividades dos outros.

Dicas para os professores
🔸 Alterne atividades calmas e movimentadas;
🔸 Ajude-a controlar seus atos e a se responsabilizar por eles;
🔸 Ensine-a a se expressar adequadamente;
🔸 Estimule o raciocínio: charadas simples e jogos de adivinhação;
🔸 Esclareça maus entendidos;
🔸 Ensine palavras novas;
🔸 Ensine sobre bondade, paciência e gentileza;
🔸 Estabeleça limites e seja firme;
🔸 Ensine que o Pai nos ama e quer se comunicar conosco através da oração;
🔸 Ensine os princípios básicos do evangelho;
🔸 Ajude-os a ser referentes nos cultos;
🔸 Envolva-as em atividades físicas;
🔸 Deixe-asfazer cortes e colagens e montar quebra cabeças;
🔸 Demonstre confiança nelas e conceda-lhes independência;
🔸 Reconheça os esforços que ela fizer;
🔸 Deixe-a fazer perguntas, ler frases e palavras;
🔸 Prepare tiras de papel com palavras simples pra que elas possam ler;
🔸 Designe tarefas e responsabilidades;
🔸 Diversifique os recursos didáticos;
🔸 Incentive-a amizade;
🔸 Diga-lhe como as pessoas se sentem quando são tratadas com gentileza ou grosseria;
🔸 Ensine a importância de amar e ser grato.


Crianças de 6 a 7 anos.












Características
🔸 Faz perguntas de tudo o que a rodeia;
🔸 Tem iniciativa;
🔸 Começa a distinguir melhor a diferença entre realidade e a fantasia;
🔸 Mostra um grau de pensamento abstrato;
🔸 Aumenta o poder de atenção e concentração;
🔸 Gosta de se identificar com personagens e imita-los;
🔸 Às vezes é barulhenta, inquieta agitada;
🔸 Gosta de participar e de realizar pequenas tarefas;
🔸 Está aprendendo a tomar decisões, mas por vezes é indecisa;
🔸 Gosta de ler, escrever, cantar, ouvir histórias;
🔸 Se interessa por atividades em grupos mas ainda é um pouco egocêntrica;
🔸 As amizades são instáveis;
🔸 Às vezes é dominadora, agressiva e indelicada com outras crianças;
🔸 Gosta de se vangloriar e de exageros;
🔸 Pode mudar de temperamento repentinamente;
🔸 Gosta das histórias das escrituras, principalmente as que falam de Jesus;
🔸 É impaciente; 
🔸 Tem muita energia, mas se cansa rápido;
🔸 Gosta de ser desafiada;
🔸 Gosta de colecionar objetos e fala de projetos e conquistas pessoais;
🔸 É menos determinada a fazer tudo do seu jeito;
🔸 Gosta de mais responsabilidade e independência;
🔸 Preocupa-se em não fazer as coisas direito;
🔸 É mais sensível aos próprios sentiments que os dos outros;
🔸 Tende a ser perfeccionista;
🔸 É menos impulsiva;
🔸 Gosta de aprender sobre os princípios do evangelho e de ofertar;
🔸 Entende a fé, o arrependimento, o batismo, missões, etc.

Dicas para os professores
🔸 Seja paciente e utilize jogos que lhe permitam gostar suas energias;
🔸 Utilize atividades voltadas para a solução de problemas, como charadas, recapitulações, e histórias com final aberto;
🔸 Faça perguntas;
🔸 Deixe a criança tomar decisões;
🔸 Incentive-a a dividir;
🔸 Ajude-as a demonstrar amor ao ajudar os outros e ser sensível as necessidades delas;
🔸 Elogie os esforços especificos daquelas que não sentem tanta necessidade de se vangloriar;
🔸 Ensine-a a se preocupar com o próprio comportamento e melhorá-lo. Assegure-a que todos cometem erros;
🔸 Ensine sobre arrependimento;
🔸 Ajude-a a compreender e aplicar as escrituras;
🔸 Promova atividades que as façam gastar energias;
🔸 Tente ignorar as condutas inadequadas;
🔸 Elogie o bom comportamento;
🔸 Dê-lhe tempo pra realizar tarefas;
🔸 Faça perguntas instigantes;
🔸 Fortaleça sua auto confiança;
🔸 Ajude-a a entender as consequências de suas atitudes;
🔸 Utilize leitura de livros em série.


Crianças de 8 a 9 anos

















Características
🔸 Direito de propriedade bem definido;
🔸 Se interessa em pertence a um grupo;
🔸 Apresenta independência familiar;
🔸 Deseja ser aceita;
🔸 Consegue se concentrar bem;
🔸 Tem heróis;
🔸 Acha que sabe muita coisa, mas já reconhece que outras pessoas podem saber mais;
🔸 Ainda prefere brincar com crianças do mesmo sexo;
🔸 Quer ter um melhor amigo;
🔸 É sensível a críticas;
🔸 Tem sentimentos de culpa e vergonha;
🔸 É receptiva aos ensinos do evangelho, mas tem muitas dúvidas sobre eles;
🔸 Orgulha-se de ser membro da igreja;
🔸 Aprende o evangelho por meio de exemplos concretos e do envolvimento;
🔸 Gosta de jogos de equipe;
🔸 Aprecia trabalhos manuais e artesanais mais elaborados;
🔸 Quer saber os fatos reais. Não gosta muito de fantasia;
🔸 Gosta de memorizar;
🔸 Demonstra interesse pela comunidade e por outros povos e culturas;
🔸 Gosta de colecionar objetos;
🔸 Gostar de por as autoridades a prova e de ser independente;
🔸 Gosta de competir;
🔸 É influenciada pelo testemunho alheio;
🔸 Está preparada para assimilar princípios mais complexos do evangelho.

Dicas para os professores
🔸 Alterne atividades lentas e movimentadas;
🔸 Elogie pelos seus esforços e conquistas;
🔸 Estimule atividades que a façam gastar energia;
🔸 Proponha perguntas e atividades que o façam resolver problemas;
🔸 Ajude a criança a estabelecer metas realistas; 
🔸 Incentive-a a se preocupar mais com o seu comportamento do que com o dos outros;
🔸 Reconheça que suas atividades podem ser intensas;
🔸 Não a compare com as outras crianças;
🔸 Expresse sua fé e seu testemunho com frequência;
🔸 Desafie-a a viver os princípios do evangelho;
🔸 Forneça fatos e informações reais e não fictícias;
🔸 Não dê a ele todas as respostas, dê a ela tempo pra pensar e discutir sobre elas;
🔸 Incentive-a a memorizar citações das Escrituras;
🔸 Estabeleça limites;
🔸 Ensine-a a saber se comportar quando sentir que perdeu;
🔸 Demonstre que a ama mesmo se não concordar com suas atitudes;
🔸 Não a ridicularize se ela fizer algo errado.


Crianças de 10 a 12 anos
























Características
🔸 Coordenação motora e visual quase igual a de adulto;
🔸 Aprecia medir força física e habilidades com os outros;
🔸 Interesse em explorar e se movimentar;
🔸 Está apta a planejar com antecedência;
🔸 Já compreende palavras abstratas;
🔸 Tem maior sociabilidade;
🔸 Mostra maturidade progressiva;
🔸 É inquieta, ativa e impaciente;
🔸 Não gosta de ser tratada como criança;
🔸 Preocupa-se com a aparência física;
🔸 Chega a conclusões com base em conhecimentos anteriores;
🔸 Gosta de desafios mentais;
🔸 Gosta de traçar metas;
🔸 Seu senso de humor pode parecer ridículo aos adultos;
🔸 Suas amizades são mais complexas e intensas;
🔸 É muito leal ao grupo que pertence;
🔸 Valoriza mais os padrões e opiniões dos amigos que dos adultos;
🔸 Às vezes, critica os julgamentos dos adultos e dos sentimentos alheios; 
🔸 Às vezes, é amigável e prestativa, mas pode se mostrar também indelicada e pouco disposta a cooperar;
🔸 Tem uma elevada autocrítica, mas se ressente quando as críticas lhe são dirigidas;
🔸 Tem preocupações e temores no tange a escola e aos amigos;
🔸 Tem dúvidas e inseguranças;
🔸 Quer ser independente e ter responsabilidades;
🔸 Está interessada em aperfeiçoar-se;
🔸 Não gosta de admitir erros;
🔸 Está pronta pra aprender mais acerca das doutrinas do evangelho.


Dicas para os professores
🔸 Possibilite a elas atividades variadas que lhe façam gastar energia e usar a força física e as habilidades;
🔸 Oriente-a quanto a competição;
🔸 Dê-lhe oportunidades de organizar eventos e atividades;
🔸 Não a force a se relacionar com crianças do sexo oposto;
🔸 Procure não dar atenção a pequenas faltas de comportamento;
🔸 Demonstre interesse em sua vida;
🔸 Valorize as diferenças individuais;
🔸 Lance mão de auxílios visuais, histórias e jogos;
🔸 Reconheça a necessidades dela de pertencer a grupos; 
🔸 Ensine-a a ser sensível com àqueles que tem dificuldade em se entrosar;
🔸 Distribua responsabilidades e observe os resultados;
🔸 Estimule projetos de serviço: Ajudar a cuidar de crianças menores, evangelizar, ensinar habilidades, etc;
🔸 Elogie a cortesia, generosidade, lealdade e gentileza;
🔸 Não as compare com outras crianças;
🔸 Tente compreender suas preocupações e o que a deixa infeliz;
🔸 Incentive-a a comprometer-se com os princípios do evangelho;
🔸 Ajude-as a compreender suas futuras responsabilidades e a se preparar pra elas;
🔸 Encoraje-a a prestar testemunho.


Algumas crianças podem apresentar características de faixas etárias maiores ou menores que a sua. Mas no geral, essas dicas lhe ajudarão muito no planejamento de suas aulas.
Que elasdejam abençoadas e edifiquem seus alunos.
Até a próxima!





PROJETO CULTO DOMÉSTICO

 


Olá tios e tias do MI
Que a paz de Deus esteja com vocês

No post de hoje trarei pra vocês dicas sobre o PROJETO CULTO DOMÉSTICO. O culto no lar é de extrema importância e foi deixado pra nós desde os tempos da igreja primitiva, quando os primeiros cristãos se reuniam pra adorar a Deus nas casas. 

Atos 5:42
"E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.”
Romanos 16:5
"Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo.”

O culto no lar é um ambiente onde a família ora, ler a Bíblia e cresce espiritualmente junta, além de ser onde os pais podem ensinam os filhos no caminho do Senhor. Se educamos eles nesse caminho desde cedo, na velhice não precisamos temer, porque eles nunca esquecerão o que aprenderão.

REGRAS


🔸A criança recebe o kit em um dia da semana (no domingo, por exemplo) , e tem o direito de ficar a semana inteira com o kit. Se tiver sido entregue no domingo, ela deverá levar no próximo pra que outra criança possa levar pra casa também.

🔸Junto a pasta do kit vai um relatório de registro onde deverá ser anotado todo o percurso do culto, onde um membro da família escreve de forma legível e caprichosa.

🔸O material do kit não deve ser riscado, rasgado ou amassado.

🔸 Em caso de perda ou danos do material, os pais ou responsáveis terão de reformar ou restituir o mesmo.



OBJETIVO DO PROJETO


🔸 Despertar na criança a importância do culto doméstico, em transformar sua casa em um lugar de coração. 

🔸Evidenciar e provar a importância do culto no lar, na proteção familiar.

🔸 Ensinar que mesmo que muitas famílias não adotem o culto no lar, esse é um dever que cabe as todas as famílias.

🔸Gênesis 18:19:
Eu o escolhi para que ele mande que os seus filhos e os seus descendentes obedeçam aos meus ensinamentos e façam o que é correto e justo. Se eles obedecerem, farei por Abraão tudo o que prometi.”


COMO REALIZAR UM CULTO DOMÉSTICO?


🔸Colocar no coração o propósito de realizar o culto doméstico pelo menos uma vez por semana e orar pra que venha repreender os impedimentos.

🔸 Escolher o melhor dia e horário em que se possam receber o maior número de pessoas da asa/família.

🔸O culto doméstico não deve ser longo, especialmente se houver crianças pequenas.

🔸No momento da oração não devemos só pedir, mas também agradecer e louvar ao Senhor por tudo que Ele faz e É.

🔸O momento do culto receber prazeroso, sem aborrecimentos, brigas ou repreensões.

🔸Se possível, no momento do culto desligue a TV ou o rádio e celulares.

🔸 Há muitos modelos de cultos domésticos por aí, aqui tenho uma sugestão:
1👉 ORAÇÃO INICIAL
2👉 2 OU 3 HINOS DA HARPA/CANTOR CRISTÃO OU CORINHOS (Todos podem cantar juntos ou pode ser dada oportunidade há cada um individualmente.)
3👉 OPORTUNIDADES (Para falar alguma coisa, louvar, contar um testemunho ou fazer um agradecimento a Deus.)
4👉  PALAVRA (Lê-se uma passagem bíblica, seguida de um comentário ou aplicação da mesma.)
5👉 ORAÇÃO FINAL



MATERIAIS PARA O KIT 

Esses materiais são apenas uma sugestão. Você pode mudar os itens e as  quantidades conforme achar necessário.

🔸1 Bíblia (de preferência na versão traduzida pra linguagem de hoje: NTHL)
🔸1 Caneta, 1 lápis com borracha
🔸1 atividade pra criança fazer após o culto
🔸1 livro de história bíblica
🔸1 ficha de registro (Pra anotar as informações sobre o culto)
🔸1 caderno de anotações (Pra criança escrever e/ou desenhar o que ela achou do culto e da historinha do livro.
🔸1 carta aos pais



DADOS PARA A FICHA DE REGISTRO

🔸Nome: 
🔸Data do culto:
🔸Quem esteve no culto:
🔸 Programação do culto:
👉Quem fez a oração inicial:
👉Quem louvou:
👉 Leitura bíblica (referência):
👉Leitura bíblica (Quem leu):
👉 Oportunidades (Quantas e quem recebeu):
👉 Oração final:
👉 Visitantes:
🔸O que a família achou do culto?
🔸 Já haviam feito um culto assim?
🔸O que a criança mais gostou no culto?
🔸Por que?



Essa parte é uma "CARTA AOS PAIS". Ela pode ser enviada junto a maleta com o kit para o culto.

"O projeto"Culto no Lar" é um incentivo ao estudo bíblico tanto para a criança como para toda a família. 
É importante saber que a leitura bíblica da própria criança (quando saber ler) é essencial para o desenvolvimento cristão, gerando nela o prazer pelas histórias bíblicas e o interesse em conhecer mais de Deus. 
Saiba que por ser pequeno, seu filho precisa que você tenha paciência pra que ele termine a leitura. Não brigue, grite, critique, ofenda ou peça que se apresse pra terminar, mas, se necessário, fique ao seu lado e o ajude a ler as palavras que ele não conhece ou que achar a pronúncia complicada, explicando sempre seu significado e sempre usando elogios para elogia-lo.
Caso ele não queira ler, respeite e leia para o motivar. Não deixe de realizar o culto em família, mesmo que seja só você e ele. 
LEMBRE-SE: ELE ESPERA POR ESTE MOMENTO A SEMANA INTEIRA, NÃO O DESAPONTE."


👇 Algumas fotos de registros para te ajudar


👆 Essa aqui é pra você, pra que você tenha controle sobre quem leva e quem devolve. E se devolvem no dia certo.


👇 Algumas fotos de kits e de maletas de kits


















Que o projeto do seu grupo de crianças seja abençoado, que muitas vidas sejam salvas através dele e que cada criança siga junto com sua família crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.
Até a próxima.






CHÁ DE BONECAS/PRINCESAS/MENINAS (PARTE 3)


Olá tios e tias
No post de hoje, vim trazer pra vocês a parte 3 da postagem sobre o chá de meninas, que também pode ser chamado de chá de princesas ou de bonecas.

No post 1 falei sobre organização e decoração. Você pode ver aqui
Já no post 2 falei sobre louvores e dinâmicas. Você pode ver aqui

Hoje vim trazer alguns temas de ministrações e alguns versículos que você pode usar também. Lembrando sempre que são só sugestões. Você pode escolher outro que não esteja aqui se quiser. 

VERSÍCULOS


Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Tessalonicenses 2:14

E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo.
Romanos 9:26

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
1 João 3:2

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
João 1.13

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu filho, que clama: Aba, Pai.
Gálatas 4.6

E eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo poderoso
2 Coríntios 6.18

VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque o não conhece a ele.
1 João 3.1

Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
Gálatas 4.7

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
João 1:12-13

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Gálatas 3.26

Afaste do coração a ansiedade
e acabe com o sofrimento do seu corpo,
pois a juventude e o vigor
são passageiros.
Eclesiastes 11:10

Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.
Gálatas 4:7

O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel prejudica o próprio corpo.
Provérbios 11:17

Pra tudo há um tempo certo.
Eclesiastes 3.1

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste.
Salmo 139: 14

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
1Pedro 2.9

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Romanos 12:1

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
1 João 3:1

Portanto, quer você coma, beba ou o que quer que faça, faça tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

O meu corpo e o meu coração
poderão fraquejar,
mas Deus é a força do meu coração
e a minha herança para sempre.
Salmos 73:26

Não sabeis que os vossos corpos são templos do Espírito Santo, que está em vós, que recebestes de Deus? Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos.
1 Coríntios 6:19-20




TEMAS



Há diversos temas que você pode utilizar pro chá de bonecas. Entre eles, beleza, comportamento, educação, reverência, bullyng, ideologia de gênero, depressão infantil, namoro, relacionamento com Deus, pedofilia, como cuidar e conhecer nosso corpo, higiene de menina, etc...
Trouxe aqui algumas sugestões pra vocês também:

HERÓINAS DA BÍBLIA
Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.
Salmos 143:10
(Mirian; Ester; Raabe; Rute; Ana)
Você pode usar o exemplo dessas e/ou de outras mulheres que foram exemplos de fé, coragem, obediência, gratidão, sabedoria, etc. Elas são grandes exemplos para as meninas de hoje que querem agradar ao grande Rei.

O PALÁCIO DO REI SOU EU
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?
1 Coríntios 6:19
( Mordomias do templo do Espírito)
Com esse tema você pode falar sobre vários assuntos ao mesmo tempo: 🔸Higiene feminina: Ensine a elas que a Casa de Deus, que é elas, deve bem cuidada. Que princesas devem andar limpinhas, de dente escovado, cabelo penteado, unhas cortadas, etc. 
🔸Beleza: Se cuidar também é uma forma de ficar bonita, mas que cuidar da beleza não deve ser o centro do coração delas e sim louvar seu Rei com todo o coração.
🔸Proteção contra o abuso: essa parte é muito importante. Você pode ensinar a elas que seus corpos são importantes e devem ser protegidos. Que há lugares que só a mamãe pode tocar pra cuidar. E que elas são livres pra falar quando alguém fizer com que elas fiquem constrangidas ou assustadas com certos toques e gracinhas.
🔸Estudos: A princesa de Deus se dedica nós estudos. Deus tem um futuro brilhante pra cada uma e os estudos a ajudarão a alcançar esse futuro.
🔸Alimentação: Cuidar da alimentação é também uma forma de cuidar do Templo do rei. Um mal hábito alimentar vai machucar esse Templo, e assim deixará o Rei muito triste.

FILHAS DO REI 

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! 
1 João 3.1a
🔸Sou amada: Todas elas são amadas por Deus. Ele cuida delas de uma maneira muito especial. Elas são como a menina do olhos Dele. Ele fará tudo por elas e as defenderá de quem for preciso.
🔸Sou única: Elas foram ciadas de uma maneira única por Deus. Não devem se comparar umas com as outras, pois cada detalhe foi pensado unicamente pra elas. Deus é o dono da beleza, e a cada uma Ele deu um pouquinho dessa beleza. Assim, pra Ele, cada uma tem o seu jeitinho único que enche o coração do Rei de alegria e orgulho. 
🔸Sou especial: Deus tem uma missão única e importante pra cada uma delas. Ele as criou pensando nessa missão. Por isso, todas foram agraciadas com dons e talentos que são ferramentas pra que possam cumprir essa missão com eficiência. Mesmo que elas ainda não vejam quais são seus dons e talentos, elas os tem. 
🔸Sou princesa: O amor de Deus é tão grande que Ele mandou seu Filho pra morrer no lugar delas pra pagar pelos pecados que cometeram. Desse modo, a todas que crêem nesse Filho, que é Jesus, recebem o direito de serem adotadas pelo Rei, tronando-se verdadeiras princesas.




FILHAS DO REI 

Vivam como filhos da luz
Efésios 5.8b
(As responsabilidades da Princesa)
🔸O bom testemunho: A princesa do Senhor deve dar bom testemunho, porque existe uma nuvem de testemunhas nos observando, além é claro, do Rei. Assim, muitas outras meninas podem querer se tornar filhas do Rei também.
🔸O evangelismo: Toda princesa deve anunciar a outras pessoas sobre as maravilhas do Reino de seu Pai, e de como Ele é um Pai maravilhoso e cheio de amor.
🔸O cuidado com a Criação: Toda princesa deve cuidar da natureza e de tudo que existe nela. Nosso Pai, o Rei, foi quem criou tudo isso e deu aos seus filhos a responsabilidade de cuidar e preservar da criação.
🔸Amar o próximo: Toda princesa deve também amar o seu próximo, isso quer dizer todas as pessoas, mesmo aqueles coleguinhas que são um pouco chatos. Devem pedir em favor deles para o Rei e ajudá-los se precisarem. Elas devem também ajudar quem estar com necessidade sempre que puderem.

FILHAS DO REI

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:22,23
(Atributos da Princesa de Deus)
🔸Amor: As princesas do Senhor devem ser exemplos de amor. Através delas, as pessoas saberão como o Rei é amoroso.
🔸Alegria: As princesas devem ser alegres. Isso não quer dizer sorrir o tempo todo, mas saber que mesmo nas dificuldades, seu Pai estará com elas.
🔸Paz: A paz que as princesas devem ter não é como a paz do mundo. É uma paz especial que lhes dá esperança em meio aos problemas e que não as faz procurar briga com ninguém e nem responder aos insultos dos outros.
🔸 Paciência: A paciência é uma das qualidades que mais fazem as princesas serem parecidas com o Rei, além do amor, é claro. A paciência ajuda as princesas a não se irarem facilmente.
🔸 Amabilidade: As princesas que tem essa qualidade são amáveis e gentis. São educadas e respeitosas.
🔸Bondade: Mas elas não são amáveis só por fora, mas porque dentro delas tem a verdadeira bondade. Essa bondade transborda e se mostra como gentileza.
🔸 Fidelidade: A princesa do Senhor é fiel. Seja com os pais, com os amigos, com os professores... Ela não quebra promessas, não cola nas provas, não anda mentindo e sempre honesta.
🔸 Mansidão: A mansidão também ajuda a princesa a não brigar com ninguém. Ela se mantém mansa e assim, muitas vezes, é ela quem acaba com a discussão.
 🔸 Domínio próprio: Com essa qualidade, a princesa não se descontrola ao se irritar, não fala coisas que pode se arrepender e não tenta fazer a própria justiça. Ela sabe que quem tem essa autoridade é apenas o Rei.


HÁ UM TEMPO PRA TUDO

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1
🔸Estudar
🔸Brincar
🔸Devocional
🔸Namorar
🔸Crescer

Espero que tenham gostado e que os ajude na organização do chá de bonecas de sua igreja.  Ore ao Senhor e veja o que Ele tem preparado pra esse dia e que tudo seja pra glória e honra Dele.
Até a próxima.







 

CHÁ DE BONECAS/PRINCESAS/MENINAS (PARTE 2)

 


Olá tios e tias do MI
Que a paz do Senhor esteja com vocês!

No post passado eu postei sobre a organização e a decoração do chá de bonecas. 
Você pode ver aqui:


No post de hoje eu vou trazer pra vocês sugestões de brincadeiras e hinos pro chá de bonecas.


Desfile de bonecas



Você pode preparar uma mesa com um TNT em cima como se fosse um tapete de princesa, e pedir que as meninas tragam de casa suas bonecas preferidas. Depois você pode disponibilizar enfeites pra elas colocarem em sua "filhas" , pra que estejam bem bonitas na hora do desfile. No final, diga que todas ganharam, porque todas são especiais cada uma do seu jeitinho.


História das bonecas



Você pode fazer também como se fosse uma entrevista. Você pode colocar um espaço onde você entrevista cada menina e ela conta a história de sua "filha", como quando ganhou, quem lhe deu, o que mais gosta nelas, etc. Você pode dizer que assim como as bonecas, cada uma tem sua história, e nenhuma história é mais ou menos importante que a outra, que todas tem um destino especial criado por Deus.


A filha perdida



Na dinâmica "a filha perdida", você pode colocar todas as bonecas juntas e misturadas. O objetivo é que cada uma encontre sua filha num tempo determinado. Elas vão perceber que vai ser muito fácil, porque elas conhecem suas "filhas". O ensino aqui é que apesar de serem muitas meninas, Deus conhece a cada uma de um jeito que ninguém as conhece. Elas são importantes pra Ele e Ele sempre vai encontrá-los, não importa onde estejam. Ele sempre as vê e cuida delas. Ele as protege e as ama como ninguém no mundo.


Desfile de princesas



O desfile de princesas é como o desfile de bonecas. As meninas devem vir vestidas de princesas, e cada uma vai desfilar. Você pode disponibilizar um tapete pra elas desfilarem em cima (pode ser de TNT também). No final, assim como desfile de bonecas, diga que elas são amadas por Deus, e que todas ganharam, porque cada uma tem a sua beleza especial. Não tem nenhuma melhor que a outra ou mais bonita. Deus fez os detalhes de cada uma de uma maneira muito especial.
Você pode cantar o hino AOS OLHOS DO PAI da Ana Paula Valadão nesse momento.

Muitas meninas se sentem feias. Nossa cultura tem adultizado elas desde pequenas. Desde novas elas se preocupam com a aparência e o peso. Muitas tem a estima baixa por causa disso e a depressão vem tomando de conta delas cada vez mais novas. Mas não é assim que Deus as vê. Ensine isso a elas.


Oficina de cupcakes



Como sugestão de atividades você pode levar cupcakes com a massa já pronta e assada só no ponto de elas decorarem, e então disponibilizar pra elas várias opções de confeitos. Nesse momento você pode aproveitar pra falar sobre alimentação saudável, etc.


Momento SPA



Pode fazer também um momento SPA. Que menina não gosta de arrumar o cabelo, as unhas? Ou mesmo de uma massagem. Pode até fazer um roupão baratinho de TNT. Pode ser só coisas simples mesmo. Elas vão amar. Nesse momento você pode aproveitar pra falar de pedofilia, higiene pessoal, etc.



Pintura de rosto



Outra atividade bem legal é a pintura de rosto. Você pode usar tinta guache mesmo, mas existem tintas que são próprias para pintura de rosto e são vendidas em papelarias.

Aqui vão algumas imagens de pintura de rostos:





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