Olá tios e tias do MI
Que a paz de Deus seja com vocês
No post de hoje nós vamos falar sobre as características das crianças de acordo com a faixa etária de cada uma.
Nós sabemos que devemos aproveitar pra ensinar a Palavra de Deus aos pequenos o quanto antes o possível. Mas pra ensinarmos com qualidade precisamos entender que cada uma tem suas características e cada idade tem suas necessidades e capacidades diferentes.
Sei que a realidade da maioria das igrejas é bem difícil. Falta de espaço, falta de pessoas pra ensinar e cuidar, falta de recursos financeiros, um conjunto pequeno ou mesmo falta de interesse por parte dos líderes são algumas das dificuldades que o Ministério Infantil enfrenta. Mas quando se tem condições, é interessante que cada criança fique em uma sala separada com crianças da mesma faixa etária para que seu aprendizado seja proveitoso e prazeroso.
Para cada idade, a forma de falar, vestir, ensinar, cantar, etc, da professora muda. Assim também como os métodos, recursos visuais, estilo de canções, tamanho do versículo a ser memorizado, também muda.
Uma criança de 4 anos tem o tempo de concentração, capacidades, entendimento e gosto diferente de uma de 10.
Por esse motivo, é importante que os educadores cristãos conheçam as características de cada idade.
Crianças de 2 a 3 anos.
🔸 Já está pronta pra abandonar as fraldas;
🔸 Mexe em tudo e às vezes é mal criada;
🔸 Gosta de testar as autoridades;
🔸 Tenta impor suas vontades;
🔸 Já está falando frases curtinhas;
🔸 Gosta de rabiscar;
🔸 É muito agitada e quando se cansa fica irritadiça e inquieta;
🔸 Ainda não entende bem as regras;
🔸 É possessiva;
🔸 Seu tempo de atenção é curta, mais ou menos 3 minutos;
🔸 Está na fase do "O QUE É ISSO?", "CADÊ", "O QUÊ?", "ONDE?";
🔸 Não controla bem a raiva e chora se levar um bronca;
🔸 Não consegue elaborar raciocínios abstratos;
🔸 Gosta de repetição e atividades manuais;
🔸 É muito curiosa;
🔸 Gosta da presença de outras crianças, mas de brincar sozinha;
🔸 Tem dificuldade de dividir;
🔸 O humor muda rapidamente e suas emoções são intensas;
🔸 Gosta de ser independente;
🔸 Gosta de faz-de-conta e tem dificuldade em separar a fantasia da realidade;
🔸 Gosta de mímica, histórias e atividades musicais;
🔸 Gosta de estar perto de pessoas que lhe trazem segurança, principalmente os familiares;
🔸 Tem necessidade de aprovação dos adultos;
Dicas para os professores
🔸 Repita a mesma história e música várias vezes;
🔸 Cite os versinhos com mímicas ou músicas;
🔸 Use brincadeiras de pular e saltar;
🔸 Evite atividades que exijam habilidades e coordenação motora;
🔸 Dê-lhe oportunidades de escolher;
🔸 Dê-lhe opção de participar de atividades interativas, mas não a force;
🔸 Concentre nos conceitos espirituais de família e do amor de Deus;
🔸 Use atividades artísticas simples: argila, colori, colar, modelar...;
🔸 Estimule perguntas e respostas;
🔸 Alterne atividades lentas e agitadas;
🔸 Incentive-a a ser auto-suficiente;
🔸 Demonstre amor e confiança. Tente evitar as críticas;
🔸 Ensine sobre a beleza da criação de Deus.
Crianças de 4 a 5 anos.
Características
🔸 Gosta desenhar e já consegue segurar o lápis da forma certa;
🔸 Apresenta interesse pelos sentimentos dos outros;
🔸 Lembra e conta histórias;
🔸 Começa a conseguir usar tesoura;
🔸 Está mais sociável com as outras crianças;
🔸 Se sente grande perto de crianças menores;
🔸 Sente vontade de tomar nas próprias decisões;
🔸 Expressa seus sentimentos;
🔸 Gosta de inventar e contar as próprias histórias;
🔸 Já consegue identificar algumas letras e números;
🔸 É muito ativa;
🔸 Ainda não separa fantasia de realidade;
🔸Sua concentração é de mais ou menos 10 minutos;
🔸 Se expressa através da arte;
🔸 Está começando a aceitar regras, a dividir e a esperar sua vez;
🔸 Gosta de testar limites;
🔸 Conta vantagens sobre si e a família;
🔸 Pode apresentar temores e insegurança;
🔸 Está começando a ter noção do que é certo e errado, e quer fazer o que é certo;
🔸 Põe a culpa nos outros;
🔸 Está adquirindo coordenação motora;
🔸 Gosta de desenhar, colorir e de jogos;
🔸 Já é capaz de selecionar alguns problemas;
🔸 Está sempre disposta a agradar e cooperar;
🔸 Está começando a preferir estar em pequenos grupos;
🔸 Apesar de estar começando a entender as regras, ainda tenta manipula-las;
🔸 Fica constrangida facilmente, principalmente com os próprios erros;
🔸 Quer tanto agradar que as vezes pode mentir e jogar a culpa nos outros;
🔸 Começa a ficar mais segura de si e tem capacidade de auto crítica;
🔸 Se interessa nas atividades dos outros.
Dicas para os professores
🔸 Alterne atividades calmas e movimentadas;🔸 Ajude-a controlar seus atos e a se responsabilizar por eles;
🔸 Ensine-a a se expressar adequadamente;
🔸 Estimule o raciocínio: charadas simples e jogos de adivinhação;
🔸 Esclareça maus entendidos;
🔸 Ensine palavras novas;
🔸 Ensine sobre bondade, paciência e gentileza;
🔸 Estabeleça limites e seja firme;
🔸 Ensine que o Pai nos ama e quer se comunicar conosco através da oração;
🔸 Ensine os princípios básicos do evangelho;
🔸 Ajude-os a ser referentes nos cultos;
🔸 Envolva-as em atividades físicas;
🔸 Deixe-asfazer cortes e colagens e montar quebra cabeças;
🔸 Demonstre confiança nelas e conceda-lhes independência;
🔸 Reconheça os esforços que ela fizer;
🔸 Deixe-a fazer perguntas, ler frases e palavras;
🔸 Prepare tiras de papel com palavras simples pra que elas possam ler;
🔸 Designe tarefas e responsabilidades;
🔸 Diversifique os recursos didáticos;
🔸 Incentive-a amizade;
🔸 Diga-lhe como as pessoas se sentem quando são tratadas com gentileza ou grosseria;
🔸 Ensine a importância de amar e ser grato.
Crianças de 6 a 7 anos.
Características
🔸 Faz perguntas de tudo o que a rodeia;
🔸 Tem iniciativa;
🔸 Começa a distinguir melhor a diferença entre realidade e a fantasia;
🔸 Mostra um grau de pensamento abstrato;
🔸 Aumenta o poder de atenção e concentração;
🔸 Gosta de se identificar com personagens e imita-los;
🔸 Às vezes é barulhenta, inquieta agitada;
🔸 Gosta de participar e de realizar pequenas tarefas;
🔸 Está aprendendo a tomar decisões, mas por vezes é indecisa;
🔸 Gosta de ler, escrever, cantar, ouvir histórias;
🔸 Se interessa por atividades em grupos mas ainda é um pouco egocêntrica;
🔸 As amizades são instáveis;
🔸 Às vezes é dominadora, agressiva e indelicada com outras crianças;
🔸 Gosta de se vangloriar e de exageros;
🔸 Pode mudar de temperamento repentinamente;
🔸 Gosta das histórias das escrituras, principalmente as que falam de Jesus;
🔸 É impaciente;
🔸 Tem muita energia, mas se cansa rápido;
🔸 Gosta de ser desafiada;
🔸 Gosta de colecionar objetos e fala de projetos e conquistas pessoais;
🔸 É menos determinada a fazer tudo do seu jeito;
🔸 Gosta de mais responsabilidade e independência;
🔸 Preocupa-se em não fazer as coisas direito;
🔸 É mais sensível aos próprios sentiments que os dos outros;
🔸 Tende a ser perfeccionista;
🔸 É menos impulsiva;
🔸 Gosta de aprender sobre os princípios do evangelho e de ofertar;
🔸 Entende a fé, o arrependimento, o batismo, missões, etc.
Dicas para os professores
🔸 Seja paciente e utilize jogos que lhe permitam gostar suas energias;
🔸 Utilize atividades voltadas para a solução de problemas, como charadas, recapitulações, e histórias com final aberto;
🔸 Faça perguntas;
🔸 Deixe a criança tomar decisões;
🔸 Incentive-a a dividir;
🔸 Ajude-as a demonstrar amor ao ajudar os outros e ser sensível as necessidades delas;
🔸 Elogie os esforços especificos daquelas que não sentem tanta necessidade de se vangloriar;
🔸 Ensine-a a se preocupar com o próprio comportamento e melhorá-lo. Assegure-a que todos cometem erros;
🔸 Ensine sobre arrependimento;
🔸 Ajude-a a compreender e aplicar as escrituras;
🔸 Promova atividades que as façam gastar energias;
🔸 Tente ignorar as condutas inadequadas;
🔸 Elogie o bom comportamento;
🔸 Dê-lhe tempo pra realizar tarefas;
🔸 Faça perguntas instigantes;
🔸 Fortaleça sua auto confiança;
🔸 Ajude-a a entender as consequências de suas atitudes;
🔸 Utilize leitura de livros em série.
Crianças de 8 a 9 anos
Características
🔸 Direito de propriedade bem definido;
🔸 Se interessa em pertence a um grupo;
🔸 Apresenta independência familiar;
🔸 Deseja ser aceita;
🔸 Consegue se concentrar bem;
🔸 Tem heróis;
🔸 Acha que sabe muita coisa, mas já reconhece que outras pessoas podem saber mais;
🔸 Ainda prefere brincar com crianças do mesmo sexo;
🔸 Quer ter um melhor amigo;
🔸 É sensível a críticas;
🔸 Tem sentimentos de culpa e vergonha;
🔸 É receptiva aos ensinos do evangelho, mas tem muitas dúvidas sobre eles;
🔸 Orgulha-se de ser membro da igreja;
🔸 Aprende o evangelho por meio de exemplos concretos e do envolvimento;
🔸 Gosta de jogos de equipe;
🔸 Aprecia trabalhos manuais e artesanais mais elaborados;
🔸 Quer saber os fatos reais. Não gosta muito de fantasia;
🔸 Gosta de memorizar;
🔸 Demonstra interesse pela comunidade e por outros povos e culturas;
🔸 Gosta de colecionar objetos;
🔸 Gostar de por as autoridades a prova e de ser independente;
🔸 Gosta de competir;
🔸 É influenciada pelo testemunho alheio;
🔸 Está preparada para assimilar princípios mais complexos do evangelho.
Dicas para os professores
🔸 Alterne atividades lentas e movimentadas;
🔸 Elogie pelos seus esforços e conquistas;
🔸 Estimule atividades que a façam gastar energia;
🔸 Proponha perguntas e atividades que o façam resolver problemas;
🔸 Ajude a criança a estabelecer metas realistas;
🔸 Incentive-a a se preocupar mais com o seu comportamento do que com o dos outros;
🔸 Reconheça que suas atividades podem ser intensas;
🔸 Não a compare com as outras crianças;
🔸 Expresse sua fé e seu testemunho com frequência;
🔸 Desafie-a a viver os princípios do evangelho;
🔸 Forneça fatos e informações reais e não fictícias;
🔸 Não dê a ele todas as respostas, dê a ela tempo pra pensar e discutir sobre elas;
🔸 Incentive-a a memorizar citações das Escrituras;
🔸 Estabeleça limites;
🔸 Ensine-a a saber se comportar quando sentir que perdeu;
🔸 Demonstre que a ama mesmo se não concordar com suas atitudes;
🔸 Não a ridicularize se ela fizer algo errado.
Crianças de 10 a 12 anos
Características
🔸 Coordenação motora e visual quase igual a de adulto;
🔸 Aprecia medir força física e habilidades com os outros;
🔸 Interesse em explorar e se movimentar;
🔸 Está apta a planejar com antecedência;
🔸 Já compreende palavras abstratas;
🔸 Tem maior sociabilidade;
🔸 Mostra maturidade progressiva;
🔸 É inquieta, ativa e impaciente;
🔸 Não gosta de ser tratada como criança;
🔸 Preocupa-se com a aparência física;
🔸 Chega a conclusões com base em conhecimentos anteriores;
🔸 Gosta de desafios mentais;
🔸 Gosta de traçar metas;
🔸 Seu senso de humor pode parecer ridículo aos adultos;
🔸 Suas amizades são mais complexas e intensas;
🔸 É muito leal ao grupo que pertence;
🔸 Valoriza mais os padrões e opiniões dos amigos que dos adultos;
🔸 Às vezes, critica os julgamentos dos adultos e dos sentimentos alheios;
🔸 Às vezes, é amigável e prestativa, mas pode se mostrar também indelicada e pouco disposta a cooperar;
🔸 Tem uma elevada autocrítica, mas se ressente quando as críticas lhe são dirigidas;
🔸 Tem preocupações e temores no tange a escola e aos amigos;
🔸 Tem dúvidas e inseguranças;
🔸 Quer ser independente e ter responsabilidades;
🔸 Está interessada em aperfeiçoar-se;
🔸 Não gosta de admitir erros;
🔸 Está pronta pra aprender mais acerca das doutrinas do evangelho.
Dicas para os professores
🔸 Possibilite a elas atividades variadas que lhe façam gastar energia e usar a força física e as habilidades;
🔸 Oriente-a quanto a competição;
🔸 Dê-lhe oportunidades de organizar eventos e atividades;
🔸 Não a force a se relacionar com crianças do sexo oposto;
🔸 Procure não dar atenção a pequenas faltas de comportamento;
🔸 Demonstre interesse em sua vida;
🔸 Valorize as diferenças individuais;
🔸 Lance mão de auxílios visuais, histórias e jogos;
🔸 Reconheça a necessidades dela de pertencer a grupos;
🔸 Ensine-a a ser sensível com àqueles que tem dificuldade em se entrosar;
🔸 Distribua responsabilidades e observe os resultados;
🔸 Estimule projetos de serviço: Ajudar a cuidar de crianças menores, evangelizar, ensinar habilidades, etc;
🔸 Elogie a cortesia, generosidade, lealdade e gentileza;
🔸 Não as compare com outras crianças;
🔸 Tente compreender suas preocupações e o que a deixa infeliz;
🔸 Incentive-a a comprometer-se com os princípios do evangelho;
🔸 Ajude-as a compreender suas futuras responsabilidades e a se preparar pra elas;
🔸 Encoraje-a a prestar testemunho.
Algumas crianças podem apresentar características de faixas etárias maiores ou menores que a sua. Mas no geral, essas dicas lhe ajudarão muito no planejamento de suas aulas.
Que elasdejam abençoadas e edifiquem seus alunos.
Até a próxima!