CULTO INFANTIL/EBD: SEJA LUZ

 




PASSAGEM BÍBLICA: MATEUS 5.14-16


"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

INTRODUÇÃO:

Alguém aqui tem medo de escuro? Muitas pessoas não gostam dele não é?! A gente não vê nada que tem na frente, pode tropeçar em alguma coisa, se machucar, etc. Mas vocês sabem de onde vem a luz? Vocês sabem quem criou ela? Vamos ver um pouco sobre isso?


1 PONTO
O surgimento da luz


A Bíblia diz que no início na terra, não existia luz. Vocês já imaginaram se a luz não existisse??? Pois era tudo escuro. Então Deus disse: -"Que apareça a luz!" E puf! A luz apareceu! ( Genesis 1.4,5) Pois é, Deus também não gosta do escuro. Ele não tem medo do escuro, mas não gosta dele. Quando a luz apareceu, Deus viu que ela era muito boa. Agora Sua criação podia ser vista e admirada. E ninguém iria se machucar por não enxergar nada. 
E vocês já perceberam que os dois não se misturam? Sempre que não há luz, há escuro. Mas quando a luz chega, o escuro não suporta e vai embora. (João 1.5)

2 PONTO
Devemos ser e andar na luz.


Para Deus a luz representa também a santidade e o escuro, o pecado. 
Na luz, nada fica escondido. Tudo fica bem claro e a mostra. Mas no escuro, não podemos enxergar os insetos, animais venenosos, buracos, etc. Assim também é no pecado. As pessoas que vivem no pecado fazem as coisas as escondidas, pra que ninguém vejam suas más ações. Elas mentem, escondendo a verdade, as vezes pegam o que é dos outros, etc. Eles não querem que ninguém vejam suas atitudes erradas pra que ninguém fique lhe criticandos e nem repreendidos (João 3.19-21; Efésios 5.8-14).
Mas Deus nos ensina que nós devemos ser da luz. Devemos andar na luz, pra que todos vejam quem realmente somos e fazemos. Devemos ser sinceros e honestos. 
Ele também diz que devemos ser a luz. Foi pra isso que Deus nos chamou (1° Tessalonicenses 5.5; 1° Pedro 2.9; 1° João 1.7). O mundo tá perdido no pecado. As pessoas são como cegos e por isso não conseguem enxergar que estão errados. Também não conseguem enxergar quem Deus é e o que Ele pode fazer por elas. 
Quando não andamos como Deus quer, somos como uma lâmpada suja. Ou uma vela que está apagando. E então, como poderemos iluminar o mundo e mostrar as pessoas quem é Deus? Antes éramos como velas apagadas, ou lâmpadas sem luz. Estávamos sem Deus e vivíamos no pecado. Mas Deus nos resgatou através de Jesus e nos transformou em luz, pra mostrar ao mundo quem Ele é.
Fomos chamados por Deus pra sermos e fazermos a diferença no mundo. Não podemos nos misturar com as coisas que desagradam a Deus porque a luz não se mistura com a escuridão. 

3° PONTO
A fonte da luz; a Luz original.


Mas vocês sabiam que a luz que brilha em nós não vem de nós? Pois é. Uma vela acesa não produz o fogo que a acendeu. Uma lâmpada ligada não produz a energia que a acendeu. Do mesmo jeito nós não produzimos a luz que mostramos ao mundo. Nós somos como uma lâmpada e Jesus é a energia que nos acende. Nós somos a vela e Ele, o fogo que nos acende. Ele é a Luz original. Nós apenas refletirmos a luz que vem dEle.  Ele é a luz que veio mostrar quem Deus é ao mundo. Ele veio mostrar ao mundo a verdade, a realidade sobre o pecado e a nossa triste condição de pecadores. Ele veio pra destruir a força que o pecado tinha sobre nós (João 1.1-9; João 8.12). 

CONCLUSÃO


Hoje, essa Luz está disponível para quem quiser. Ele está brilhando e querendo mostrar as pessoas que as ama e quem Ele é. Ele veio ao mundo e foi rejeitado pelo seu próprio povo, mas não se importou porque queria mostrar seu amor ao mundo e livra-los do poder do pecado. Apenas com Jesus nós conseguimos vencer a verdadeira escuridão. E uma vez com Ele, estamos livres para viver com ele e sermos uma luz para o mundo. Agora, Ele está batendo na porta do seu coração querendo entrar e brilhar. Você aceita abrir a porta pra Jesus entrar?

LOUVORES PARA ESTE TEMA








DINÂMICAS PARA ESTE TEMA

DINÂMICA 1

Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material: 01 prato e 01 copo transparentes, 01 vela, água, 01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.

Procedimento:
- Estudamos que Jesus é a Luz do mundo.
- Leiam João 8:12:
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
- Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”(Mateus 5:14).
- Em seguida, falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macêdo.
Fonte: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

DINÂMICA 2

Luz do mundo
Para aplicar essa dinâmica aconselho que CLIQUE AQUI e leia o artigo: Dinâmica de grupo - Trabalhar o texto

Duração: 20 min

Material: uma vela para cada participante, ambiente escuro (ideal se for feito a noite ou em sala que possa ter as janelas fechadas), fósforo ou isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta., durex ou barbante.

Sentados em circulo, sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente.

Comentar sobre a escuridão do ambiente, se é confortável ficar assim sentado no escuro, o que eles fazem quando acaba a luz.

O coordenador acende uma vela e lê o texto de Mateus 5, 14-16

Perguntas: O que quer dizer este texto? Adianta eu acender esta vela e colocá-la atrás de mim? (coloque a vela acesa atrás de você) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma vela, ficaria mais claro?

O coordenador levanta e dá a cada participante uma vela, mas não acende. Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?

Cristo disse que ele era a luz do mundo, de que luz ele está falando? Ele quer iluminar os cantos escuros do mundo, como? Através de sua Palavra, de seu amor, de sua morte na cruz.

O coordenador sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo e ele começa colocando a chama de sua vela na do vizinho do lado (atenção com os cabelos e com pingar cera derretida sobre as pernas), dizendo algo como: “Cristo te ama”, cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase diferente.

Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz?

Deixar um momento de reflexão e oração; acender as luzes da sala e apagar as velas. Pedir que falem sobre o que pensaram e sugerir uma atividade para levar a luz de Cristo para outros:

Escrever num pedaço de papel o versiculo ou a frase que lhe foi dita ao acender a vela. Atar o papel à vela, com durex ou barbante (de forma que possa ler o escrito); presentear esta vela aos pais ou a um amigo.

DINÂMICA 3




SUGESTÕES DE DECORAÇÃO, LEMBRANCINHAS, MOLDES E VISUAIS PARA ESTE TEMA






































Tios e tias, esse é apenas um esboço para esse tema com algumas sugestões. Mas ore a Deus e peça a Ele pra que lhe mostre a forma perfeita de usar essa mensagem para as suas crianças, pois cada ministério infantil tem uma realidade diferente. Use sua criatividade e mãos a obra!

Até a próxima!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque...

APRENDENDO SOBRE GRATIDÃO- A HISTÓRIA DE NOÉ

  Olá tios e tias do MI Que a paz de Deus esteja com vocês! No post de hoje trago pra vocês uma história que traz várias lições muito bonita...